A Semana Santa

Começa no Domingo de Ramos incluindo o Tríduo Pascal visando recordar a Paixão e a Ressurreição de Cristo, desde a sua entrada messiânica em Jerusalém (Cf NALC. N31). Domingo de Ramos – Neste Domingo, aclamamos Jesus como o Messias que vem realizar as promessas dos profetas e instaurar definitivamente o Reino do Deus da vida: justiça para os pobres e marginalizados, participação de todos os bens e na construção da sociedade: convivência fraterna na partilha; paz no mundo e entre as nações: o diálogo aberto e sincero entre as culturas; enfim, a realização plena do sonho de Deus para este mundo e a

certeza da vida nova prenunciada para todos na Ressurreição de Jesus. É muito importante a participação na procissão neste dia. Os ramos devem ser conservados como um sinal e testemunho de fé em Cristo e na sua vitória pascal.

Tríduo Pascal ( Quinta, Sexta-feira Santa, Sábado Santo)

O Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor começa com a Missa vespertina da Ceia do Senhor; possui o seu centro na Vigília Pascal e se encerra com as Vésperas do Domingo da Ressurreição. (NALC. N19).

Missa da Ceia do Senhor – Nos recorda a Ceia do Senhor. Quando Ele nos prediz sua Paixão e morte e despede-se dos apóstolos na última ceia. Neste dia, Jesus institui a Eucaristia e o Sacerdócio. Na celebração o sacerdote lava os pés de doze pessoas convidadas, na tradicional cerimônia do Lava-pés,

recordando o gesto de Jesus em lavar os pés de seus discípulos e dizer: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”; significando que devemos servir uns aos outros com total humildade, gratuidade e amor. Ao final da missa se faz a transladação do Santíssimo Sacramento e em seguida a adoração.

Paixão do Senhor ( Sexta-feira Santa) – Neste dia a Igreja recomenda jejum e abstinência total de carne e acompanha em silêncio os passos de Jesus em seu sofrimento e condenação até a entrega total com a morte na cruz. Não se celebra missa ou qualquer sacramento e comungam-se as hóstias consagradas na Quinta-feira Santa.

A celebração central desde dia é a das 15h em que, segundo a tradição, Jesus morreu e que se divide em quatro partes: Liturgia da Palavra. Oração Universal, Adoração do Senhor na Cruz e  comunhão. É dia de total silêncio e reflexão.

Vigília Pascal (Sábado Santo) – Essa celebração nos faz entender que a vida quer a vida e não a morte. A Ressurreição de Jesus é o milagre do começo da vida, vida nova a partir da morte. O Círio Pascal, aceso com o fogo novo, luz que surge nas trevas, representa Cristo ressuscitado vitorioso sobre a morte e Senhor da História, luz que ilumina o mundo. Na vela, estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que quer dizer: “Deus é o princípio e o fim de tudo”.

Domingo da Páscoa do Senhor- Páscoa significa passagem. A Páscoa de Cristo é a sua passagem da morte na cruz para a Ressurreição. É sua vitória plena e definitiva sobre a morte e todos os males. Desse modo, a Ressurreição de Jesus mudou totalmente a história da humanidade de cada ser humano. A Páscoa é o mistério unificador de toda a nossa fé Cristã, sendo assim, a festa principal da Igreja. (Cf. NALC).

A vida ressurge das trevas!

Resplandece a luz de Cristo!

Cristo, Nosso Senhor está vivo e vivo para sempre! O sepulcro encontra-se completamente vazio! Entregando-se à morte livremente, o Senhor Jesus quis dar-nos Vida- Nova. Aleluia! No decorrer da vida, devemos unir-nos mais e mais a Ele, por Ele e para Ele! Jamais devemos deixar que os inúmeros desafios da vida nos vençam! Lembremo-nos do que disse o Apóstolo Paulo: se vivemos e, consequentemente, morremos por Cristo, com Ele sempre sairemos vitoriosos! O mundo, com suas diversas formas de nos

separar de Cristo, está sempre a nos querer Dele afastar; todavia Cristo Nosso Senhor ressuscitou; e vazia ou insensata não é a nossa fé n’Ele; muito pelo contrário, somos e queremos ser cada dia mais vitoriosos com Ele, por Ele e para Ele!

Cristo Venceu Aleluia! Ressuscitou Aleluia! Feliz Páscoa!

Resultado de imagem para JESUS RESSUSCITADO