Batismo

Constituído por equipes de cristãos católicos leigos, a PASTORAL DO BATISMO surgiu para apoiar pais e padrinhos em sua preparação para o compromisso desse sacramento.

OBJETIVO, MISSÃO, ÁREA DE ATUAÇÃO

“Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. (Mt 28, 19)

A pastoral de PREPARAÇÃO PARA O SACRAMENTO DO BATISMO objetiva informar, instruir e conscientizar os pais e padrinhos para este ato sacramental, visando a condução gradativa dos batizados às atividades cristãs católicas e nas celebrações da igreja.

A atuação dessas equipes de cristãos católicos leigos visa facilitar os trabalhos do celebrante (padre) mas principalmente no preparo dos envolvidos com o SACRAMENTO DO BATISMO para que em cada criança introduzida na comunidade-igreja esteja uma vigorosa semente de fé e atuação católica.

DATAS DE ENCONTROS

Da preparação :

• No 1º Sábado de cada mês.

OBS.: É necessário que os pais procurem a Secretaria Paroquial  para inscrição ao Encontro de Formação, trazendo inclusive os nomes dos padrinhos escolhidos. O horário de atendimento é de segundas a sextas-feiras, das 08:30h às 12h e das 14h às 17h. No mês anterior ao batismo.

Os dias de celebração de BATISMO:

• Nos 1º e 3º domingos de cada mês, após a celebração da Missa na Matriz de São Pedro e São Paulo Apóstolos.

OUTRAS INFORMAÇÕES

• Requisitos dos pais, para batizar seus filhos:

•    Que sejam católicos.
•    Que tenham participação ativa na igreja católica.
•    Que tenham sido batizados.
•    Que tenham recebido os sacramentos da Eucaristia e do Matrimônio. OBS.: Casos especiais devem ser tratados com o pároco.

• Requisitos para serem padrinhos:

•    Ser católico e maior de 16 anos.
•    Ter sido batizado, feito a 1ª Eucaristia.
•    Ter condições de assumir tal encargo (compadre e comadre).
•    Ter participado da Formação para o Batismo. Se for casado somente no cívil é necessário a liberação pelo pároco.

• Documentação necessária para Batizar:

•    Certidão de nascimento da criança e endereço completo.
•    Padrinhos: nome completo, naturalidade, endereço completo, telefone, Diocese e Paróquia em que se casaram (se forem casados).
•    Comprovante da participação no Encontro de Preparação para o Batismo.