DÍZIMO – Expressão de fé e amor

O dízimo é sinal de gratidão, devolução generosa, partilha consciente e contribuição responsável.

Podemos afirmar que o dízimo é Sinal de Gratidão quando fazemos dele uma expressão de reconhecimento ao Deus que dá a vida e a mantém. Quando oferecido de coração agradecido, torna-se oração de ação de graça.

O dízimo é Devolução quando fazemos dele uma das expressões de nosso louvor ao Deus que é, em tudo, bondade e misericórdia. Oferecido com generosidade, torna-se devolução a Deus do que a Deus pertence.

É Partilha quando fazemos dele uma expressão de nossa comunhão com Deus e com a comunidade. O dízimo, quando oferecido com consciência, torna-se partilha que gera fraternidade.

Podemos também afirmar que o dízimo é Contribuição quando fazemos dele uma expressão espontânea e responsável de nossa participação na vida de uma comunidade de fé. Quando oferecido com fé, torna-se instrumento de construção da comunidade e, consequentemente, meio privilegiado de evangelização.

Dízimo sem fé não é dizimo: é pagamento. E a Igreja não é um supermercado de graças onde os cristãos negociam com Deus. Deus não vende nada: Ele oferece tudo gratuitamente. Dízimo e fé são inseparáveis. Quem “paga” o dízimo age como se deus pudesse ser comprado; quem devolve o dízimo oferece a Deus um pouco do tudo que a Deus pertence.

O DÍZIMO, EXPRESSÃO DO AMOR

O dízimo é expressão e fruto de um coração que ama a Deus porque é grato para com Ele, que ama a Igreja porque reconhece nela o sacramento de Cristo, e que ama o próximo porque é solidário para com ele. Quem não ama não devolve o dízimo porque, não amando, não vê sentido em sair de si mesmo para partilhar. Quem ama, partilha, e partilha com generosidade e alegria.

O amor faz do dízimo uma profunda experiência de ação de graças. Nós, cristãos, não “pagamos” o dízimo porque não temos nada para comprar de Deus: Ela já nos dá tudo, gratuitamente. Mas porque amamos queremos partilhar, colocando em comum o que, de direito, pertence a todos porque pertence a Deus.

PAZ E BENÇÃO

Resultado de imagem para dízimo