Primeira Eucaristia

"Eu sou o pão da vida… Quem comer deste pão viverá para sempre" (Jo 6, 51)

"Antes de sua ida ao Pai, Jesus instituiu o Sacramento do seu amor, a Eucaristia. (cf. Mc. 14,22), memorial dos seu sacrifício. Assim o Senhor permanece no meio do seu povo para alimentá-lo com o seu Corpo e o seu Sangue, fortalecendo e expressando a comunhão e a solidariedade que deve reinar entre os cristãos, "enquanto peregrinam pelos caminhos da terra na esperança com o encontro pleno com Ele"(SD 6).

primeira eucaristia

A  preparação para a Primeira Eucaristia é um momento privilegiado para  a formação na fé. É preciso aproveitá-lo para educar as crianças e famílias. Não seja apenas preparação para a solenidade, mas uma verdadeira iniciação à vida da comunidade e à missão. Contudo não se retarde demasiadamente a Primeira Eucaristia.

Como norma geral, a criança que possuir a devida maturidade psicológica (10 anos), pode ser admitida à Primeira Eucaristia.

O Catecumenato eucarístico deve ser orientado pela equipe paroquial de catequese. E isso vale também quando as crianças são preparadas nas escolas ou Colégios.

A preparação seja no mínimo de dois anos. Após a Primeira Eucaristia a criança deverá ser orientada para a catequese de perseverança que deve ter um caráter de Catecumenato Crismal.

Durante o período de preparação,haja encontros de formação dos pais com a presença dos catequistas e do Pároco,para a avaliação da caminhada das crianças e para preparar juntos a celebração da 1ª Eucaristia.

Evite-se na celebração da Primeira Eucaristia todoe espírito de competição e exibicionismo, que leve as crianças e as famílias a se preocuparem mais com o acidental (roupas, fotografias, etc) do que com o essencial.

Plano Diocesano de Pastoral- Diocese de Pesqueira.